Neste artigo, vamos compartilhar um depoimento muito especial que recebemos da nossa ex-hóspede, Emylle.
Apesar das dificuldades, ela enfrentou Rabdomiossarcoma com força e determinação. Hoje, é médica e dedica sua vida a ajudar outras pessoas.
Para entender mais sobre as características deste câncer e ler o depoimento, sugerimos que continue a leitura.
Entendendo o Rabdomiossarcoma:
O Rabdomiossarcoma é um tumor maligno que se origina nas células musculares podendo se desenvolver em várias partes do corpo, como cabeça, pescoço, sistema urinário e extremidades, podendo se espalhar para outros órgãos.
Existem dois tipos:
Rabdomiossarcoma Embrionário: É o tipo mais comum e afeta bebês e crianças. Pode se desenvolver em áreas como cabeça, pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos.
Rabdomiossarcoma Alveolar: Mais frequente em adolescentes, afeta principalmente o tórax, braços e pernas, com as células do tumor formando pequenos espaços ocos nos músculos, chamados alvéolos.
Causas e Sintomas:
As causas são desconhecidas, mas fique atento aos sinais:
???? Presença de um nódulo duro;
????️ Olhos lacrimejantes ou salientes, dores oculares;
???? Congestão nasal, alteração da voz, coriza com muco e pus;
???? Dores abdominais, dificuldade para urinar, sangue na urina.
Atenção: Ao notar qualquer sintoma, procure um médico imediatamente.
Diagnóstico e tratamento:
O diagnóstico é feito através de tomografia computadorizada ou ressonância magnética, podendo ser confirmado com biópsia do nódulo.
O tratamento envolve cirurgia, quimioterapia e às vezes radioterapia.
De hóspede a médica: Leia o depoimento da Emylle ????❤️
Aos três anos recebi o diagnóstico de rabdomiossarcoma e fui encaminhada para realizar o tratamento no INCA. Em meio a tantas preocupações, meus pais conheceram a Casa Ronald RJ por meio do relato emocionado de uma mãe e puderam vislumbrar a possibilidade de acolhimento durante o tratamento.
Fomos recebidos com muito carinho pela dona Sônia e por todos os funcionários e voluntários. Apesar do tratamento, tive espaço para ser criança. Ia aos passeios, participava do McDia Feliz e brincava com os voluntários e coleguinhas sempre que tinha oportunidade.
Sou extremamente grata a todos que buscam fazer da Casa Ronald RJ um lugar de constante movimento e acolhimento. Minha trajetória me fez perceber que a doença não nos define, e que é preciso admirar o espetáculo da vida.
Sonhos não devem ser apagados a cada injeção ou cirurgia. Não! Devem ser alimentados pelo calor do amor daqueles que zelam por nós.
Nossos sonhos devem seguir conosco, vivos e fortes apesar das dificuldades. Tive a alegria de poder realizar o meu, e espero que cada criança também alcance os seus sonhos. ❤️
Como você pode ajudar?
Para apoiar o tratamento de crianças e adolescentes na luta contra o câncer, precisamos de pessoas como você.
Existem muitas formas de apoiar esta causa, entre elas a doação financeira ou o voluntariado.
Para doar, basta clicar no botão vermelho no topo da tela “Doe Agora”. Agora, se você quer se tornar um voluntário, clique no botão abaixo:
Para mais informações, entre em contato com a Casa Ronald RJ:
WhatsApp: (21) 98057-3400
E-mail: captacao@casaronald.org.br
Junte-se a nós nessa causa e faça parte dessa história de esperança e superação!