Instituição

História

“O desespero não anda em linha reta”

(Citação de Renato Lemos no livro O Amanhã Existe) 

Diferente do que muitos podem achar, a história da Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro não começou no dia 24 de outubro de 1994, quando foi inaugurada como a 1ª da América Latina e 162ª do mundo.

Nossa história começou em 1983, quando Sonia e Francisco Neves iniciaram sua jornada de força, resiliência e fé na busca pela recuperação de Marquinhos, filho mais novo, que com pouco mais de 2 anos recebeu o diagnóstico de uma leucemia linfoide aguda. Uma doença, uma criança e uma família atados por um nó de dor e incertezas.

Câncer é o termo que a medicina usa para designar mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células. Difícil de se falar e de se ouvir. Silenciosa e invisível, não prefere novos ou velhos, homens ou mulheres. Simplesmente brota onde existam células, onde exista a vida…Traz para doentes e familiares o peso do imponderável, a busca pelo tratamento, as dificuldades de acesso, a jornada na direção da cura. Vencer a doença é vencer o tempo.

Para Sonia e Chico, conhecer e conviver com o câncer de Marquinhos foi o início da transformação da vida de uma família carioca em uma jornada de força, união e mobilização de recursos, pessoas e esperança.

Aquele câncer infelizmente não foi vencido mas, desde então, centenas de crianças e adolescentes têm conseguido superar as inúmeras dificuldades do dia a dia, travar pequenas e grandes batalhas, e até mesmo vencer a doença, graças às ações de acolhimento humanizado e apoio à subsistência que a Casa Ronald do Rio de Janeiro oferece a eles e suas famílias.

0
Anos ajudando vidas!

O Programa Casas Ronald McDonald tem como objetivo ser “uma casa longe de casa”.

O projeto é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald, que estabelece os padrões internacionais de instalação e operação, garantindo um bom atendimento às crianças, adolescentes e seus responsáveis.

A Casa Ronald McDonald do Rio oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais, e de forma complementar para atender a sua missão, proporciona assistência social, atividades recreativas aos pequenos pacientes e suas famílias, acompanhamento escolar e os Programas: Bolsa de Alimentos, Amor de Casa, entre outros projetos sociais que garantem a Atenção Integral às famílias que passam pelo tratamento de câncer infantojuvenil.

Missão

Dar Atenção Integral às crianças e adolescentes portadores de câncer e às suas famílias através de ações de acolhimento humanizado e de subsistência.

Visão 2026

Contribuir para o aumento das chances de cura do câncer dos nossos assistidos.

Valores

Empatia
Resiliência
Transparência
Comprometimento
Integração

A operação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro, organização sem fins lucrativos, é garantida através de doações de pessoas físicas e jurídicas, realização e participação voluntária em eventos beneficentes e recursos doados por membros contribuintes. A unidade, fundada em 1994 e eleita uma das 100 Melhores ONGs do Brasil, segundo o instituto Doar, ainda conta com um Bazar permanente, Feiras e Vendas Online para comercializar produtos doados por grandes marcas/colaboradores.

Desde sua inauguração, a Casa já atendeu e melhorou a qualidade de vida de mais de 3 mil crianças, adolescentes e suas famílias, e contribui para o aumento do í­ndice de cura do câncer infantojuvenil. Seu trabalho é considerado de utilidade pública porque permite a liberação de leitos em hospitais públicos para pacientes que realmente necessitem de internação. Desta forma, os hospitais podem ampliar sua capacidade de atendimento sem investimento adicional e reduzem seus custos com internações desnecessárias.

No Rio de Janeiro, os hospitais conveniados são:

Instituto Nacional do Câncer (INCA)
Hemorio
Hospital Universitário Pedro Ernesto
Hospital da Lagoa
Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão)
Hospital da Criança
Hospital dos Servidores do Estado

A indicação para hospedagem na Casa Ronald McDonald-RJ é feita pela equipe de assistentes sociais, médicos e, ainda em casos emergenciais, pela enfermagem desses hospitais.

WhatsApp Captação: (21) 98057-3400/ casaronald@casaronald.org.br

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.