Trata-se de um princípio norteador  nas práticas de atendimento, que visa acolher e oferecer Proteção à criança e ao adolescente e sua família através de uma ação continuada das áreas, às quais atuarão no fortalecimento e resgate da auto-estima e na defesa intransigente de direitos por meio de encaminhamentos para projetos internos e extra-institucional. Tem a necessidade do trabalho interdisciplinar entre os setores da Instituição: Núcleo de Acolhimento, Programa Bolsa de Alimentos, Programa Hospedagem (Hospedagem, Alimentação e Transporte) , Serviço Social (Atendimento Social, Visita Domiciliar e Projeto Amor de Casa), Projetos terapeuticos “Costurando o Futuro”, “Terapias Holísticas” e “Parceria com o Instituto Criança é Vida” que contempla as intervenções psicológicas em grupo), Nutrição, Educação (Acompanhamento Escolar, Aula de Inglês, Sala de Recreação, Sala dos Adolescentes e Biblioteca), Entretenimento, Projeto Cuidando do Cuidador, Apoio Jurídico e Projeto Estamos Juntos.
Hospitais Conveniados:
Instituto Nacional do Câncer – INCA
Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE / UERJ
Hospital dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro – HSE
Fundação Pró-Instituto de Hematologia – HEMORIO
Hospital Federal da Lagoa
Hospital Estadual da Criança
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG / UFRJ
Objetivo da Atenção Integral: Garantir o atendimento de crianças e adolescentes  portadores de câncer e doenças crônicas correlatas e suas famílias que apresentam carências socioeconômicas e se encontram em tratamento nos hospitais  conveniados, para fins do alcance da cura e melhores qualidades de vida.
Os responsáveis pelas áreas buscam parcerias com empresas e pessoas que, com suas contribuições voluntárias, nos ajudam a oferecer qualidade de vida aos pacientes pediátricos em tratamento oncológico nos hospitais conveniados, cumprindo assim nossa missão: “Dar atenção integral às crianças portadores de câncer e às suas famílias”.
Em 2021, a Casa Ronald McDonald-RJ irá completar 27 anos e já recebeu, desde a sua inauguração, mais de dois mil pequenos hóspedes. Pioneira na América Latina, a Casa é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo estabelecer os padrões internacionais de instalação e operação, que garantam um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer, nos principais hospitais públicos da cidade. Além de esperança, a Instituição oferece, gratuitamente, às crianças e jovens que encontram-se em tratamento: hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, atividades recreativas, acompanhamento escolar, cursos profissionalizantes e assistência social. Grande parte das atividades realizadas são feitas por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida!
Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br 

Acolhimento Institucional

A Casa Ronald McDonald-RJ oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais e, de forma complementar, atividades psicossociais. O Programa diminui a taxa de abandono do tratamento de câncer infantojuvenil e reduz a possibilidade de infecção hospitalar. O Programa Hospedagem da Casa Ronald McDonald-RJ é voltado para atender os beneficiários e a sua família, visando também a proteção integral das crianças e dos adolescentes.

Realizamos mais de 35.960 hospedagens por ano.

Objetivos:
  •  Garantir a hospedagem à crianças e adolescentes provenientes de outras cidades e estados do país e que se encontrem em tratamento de câncer, nos hospitais conveniados, promovendo um serviço de qualidade à estes hóspedes;
  • Contribuir para o aumento no índice de cura e diminuir a taxa de abandono do tratamento;
  • Melhorar a adesão e a efetividade do tratamento, reduzindo causas de óbito relacionadas a questões sociais;
  • Ampliar o atendimento em rede social desde o início do tratamento e liberar leitos dos hospitais públicos;
  • Contribuir para a redução de infecções por diversas naturezas;
  • Aumentar o número de crianças e adolescentes beneficiados;
Descrição das Atividades:

Oferecemos gratuitamente hospedagem para famílias provenientes de outras cidades e estados que se encontrem em tratamento de câncer infantojuvenil nos hospitais conveniados à Instituição: Inca, Hemorio, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital da Lagoa, Hospital dos Servidores Públicos do Estado, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e Hospital da Criança.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Trata-se do atendimento prestado pela profissional do Serviço Social aos familiares das crianças e dos adolescentes em tratamento de doenças onco-hematológicas, tendo por objetivo a garantia do acesso aos direitos sociais estabelecidos em lei.

É realizado atendimentos sociais e, entrevistas sociais com as famílias das crianças e adolescentes; sistematização de atendimentos e atividades realizadas (registro em planilhas e no Sistema Casa Ronald McDonald); Elaboração de relatórios, pareceres sociais; participação de eventos institucionais; participação em reuniões interdisciplinares; contatos interinstitucionais; inserção dos usuários em programas institucionais; encaminhamento de usuários para órgãos e/ou instituições públicas e privadas; participação de eventos relacionados ao Serviço Social.

Cednaira – Assistente Social – em seu ambiente de trabalho.

Atendimento do Serviço Social da Casa Ronald McDonald-RJ.

Atendimento Social: abordagem individual realizada com a família, com o intuito de trabalhar uma demanda apresentada por ela. Um modelo de atendimento feito pelo Serviço Social que compreende a questão social como núcleo de formação do ser humano e como elemento de constituição das relações entre o profissonal, a instituição, o cidadão e a realidade social. Esse atendimento analisa e intervêm na realidade social da pessoa interessada, e de acordo com suas necessidades, define estratégias de intervenção social para a situação problema apresentada.

Visita Domiciliar: Instrumento de trabalho do Serviço Social.  A visita domiciliar propende para a realização do estudo social através da investigação no espaço do individuo em seu âmbito familiar. Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

O Impacto da pandemia de coronavírus no Programa Bolsa de Alimentos

A pandemia mudou radicalmente a forma como realizamos as entregas das bolsas. De coletivo, a entrega passou a ser individual, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a propagação do vírus. Deixamos de ter a presença dos voluntários que acolhem as famílias com carinho e com um delicioso lanche. O suporte técnico também teve sua atuação restrita ao atendimento online.

 

O Programa ficou ameaçado de ser encerrado no mês de abril por falta de recursos para manter mensalmente a doação das 100 bolsas, mas estamos trabalhando ativamente na busca de recursos para que ele continue apoiando as crianças e os adolescentes com câncer e sua família.

*algumas fotos desta página foram tiradas antes da pandemia.

POR QUE O PROGRAMA BOLSA DE ALIMENTOS É IMPORTANTE?

O Programa apoia e assiste 100 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em vulnerabilidade e risco social, que foram diagnosticadas com câncer. Ele visa diminuir os impactos orgânicos e sociais decorrentes do tratamento através da doação mensal de uma bolsa de alimentos ao longo do período de tratamento ativo da doença, uma fase longa e dolorosa para a maioria das crianças e adolescentes.

Atuando de forma integral, o apoio do Programa vai além da doação da bolsa de alimentos, pois ele também oferece suportes social e emocional através de uma equipe técnica de assistente social e psicólogo, com orientação sobre direitos e benefícios sociais e na oferta de atendimentos psicológicos. Os dias da entrega das bolsas de alimentos são momentos de alegria e, principalmente, de levar a esperança através do acolhimento de voluntários dedicados, dos lanches gostosos, de brindes e atrações em datas especiais.

 

A composição da bolsa de alimentos foi indicada por nutricionistas especialistas em oncologia pediátrica visando garantir uma alimentação adequada e que ajuda a minimizar os impactos orgânicos que ocorrem no tratamento ativo. O recebimento mensal da bolsa de alimentos também contribui na redução do impacto social que um tratamento de câncer traz à família, ao diminuir os gastos que essa família terá com a alimentação.

E para estender o seu apoio, a Casa Ronald tem um grupo de voluntárias na cidade de Campos dos Goytacazes para realizar as entregas das bolsas de alimentos às crianças e adolescentes da região. Trabalho realizado com um notável empenho, acolhimento e alegria por todas as voluntárias. Contamos também com a parceria do Grupo de Apoio Contra o Câncer Infantil (GACCI), de Barra Mansa, que passam a apoiar crianças e adolescentes com câncer da região que indicamos.

O Programa Bolsa de Alimentos, em seu conjunto de ações e com sua visão integral do ser, é um importante ator na rede de cuidados que contribui significativamente na adesão da família ao tratamento da criança e do adolescente com câncer.

CUSTO DE 01 BOLSA DE ALIMENTOS

R$ 140,00

Constituição da Bolsa de Alimentos

 

  • 4 kg de arroz
  • 4 kg de feijão
  • 1 kg de açúcar
  • 1 lata de óleo
  • 4 latas de leite em pó integral
  • 1 lata de achocolatado
  • 1 lata de farinha láctea ou similar
  • 1 caixa de amido de milho ou similar
  • 1 kg de farinha de mandioca
  • 1 kg de fubá
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 kg de macarrão
  • 2 pacotes de biscoito (doce e salgado)
  • 2 latas de sardinha
  • 1 kg de soja texturizada
  • 1 kg de sal
  • 1 caixa de gelatina
  • 1 pacote de goiabada

“A criança portadora de uma doença neoplásica tem suas necessidades nutricionais modificadas. Precisa de oferta maior de proteínas e vitaminas. Como está em fase de crescimento e o seu sistema imunológico não está completamente maduro, essa criança encontra-se, mais do que o adulto, sujeita aos efeitos colaterais e as patologias associadas… a criança bem nutrida tolera e responde melhor ao tratamento quimioterápico.”  –  Dr. Nivaldo B. de Pinho, Chefe da Nutrição do Hospital do Câncer

 

COMO CONTRIBUIR PARA QUE O PROGRAMA BOLSA CONTINUE APOIANDO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER?

Depósitos ou transferências para

Banco Santander

Agência: 4350
Conta: 13000501-0

CNPJ: 68.782.036/0001-08

RAZÃO SOCIAL: ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA DO RJ

 

O que é o Programa Bolsa de Alimentos

O Programa Bolsa de Alimentos faz parte de uma das linhas de atuação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro. Seguimos os preceitos e as orientações da Lei Orgânica da Assistência Social e oferecemos de forma gratuita e mensalmente uma bolsa de alimentos às famílias de crianças e adolescentes com câncer como forma de contribuir na diminuição dos danos causados pela vulnerabilidade orgânica e social, acarretada pelo tratamento oncológico.

Essa contribuição é algo tão importante, que o nosso Programa foi premiado no Congresso Internacional Ronald McDonald House Charities (RMHC), realizado 2007 em Chicago, USA.

 

Objetivo do Programa

Doar mensalmente uma cesta de alimentos como apoio nutricional para as crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de câncer e suas famílias, contribuindo dessa forma com a diminuição dos impactos orgânicos provenientes do tratamento e do risco de abandono ao tratamento oncológico por parte das famílias.

 

População assistida e apoiada

Crianças e adolescentes com câncer, entre 0 e 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, que estão em tratamento oncológico ativo em um dos hospitais conveniados com a Casa Ronald McDonald, listados a seguir:

·     Instituto Nacional de Câncer (INCA)

·     Hemorio

·     Hospital Universitário Pedro Ernesto

·     Hospital da Lagoa

·     Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão)

·     Hospital da Criança

·     Hospital dos Servidores do Estado

 

O dia da entrega das Bolsas!

Ao chegar à família é acolhida pela equipe de voluntários com um delicioso lanche. São momentos de convivência e interação, em um ambiente agradável e alegre, para que as famílias se sintam bem. Neste dia, a Assistente Social e Psicóloga da Casa Ronald realizam plantão de atendimento. A equipe do Serviço Social conta também com o apoio de estagiárias no atendimento às famílias e na organização do Programa.

A retirada da bolsa é feita mediante a apresentação do CPF do responsável (ou de alguém por ele autorizado) e da apresentação do cartão de participante do Programa.

<

 

O Programa Amor de Casa tem o objetivo de proporcionar conforto e bem-estar à moradia das crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer e com risco de baixa imunidade através da doação de material de construção para pequenas reformas ou da doação de itens de necessidade para seu lar. Quando a demanda é detectada pela equipe de Atenção Integral da Casa Ronald McDonald-RJ,os produtos, quando disponíveis, são retirados do estoque de doações e enviados para as residências.

São mais de 140 entregas de doações por ano.

Através da doação dos itens necessários ao lar da família como móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas e calçados, é possível direcionar as necessidades para todos que recebem benefícios da Instituição e que foram encaminhados pelo serviço social da Instituição, mesmo que não estejam mais hospedados na Casa Ronald McDonald-RJ.

Todos os produtos fornecidos pelo Programa Amor de Casa são frutos de doações de pessoas físicas e jurídicas que entram em contato com a Casa para apoiar e auxiliar na humanização do tratamento. Quando não há nenhuma família necessitada, os itens são reaproveitados, sendo colocados à venda no Bazar, para gerar renda ao Programa Bolsa de Alimentos e ao custeio do Programa Hospedagem.

O Programa Amor de Casa contribui com a melhora da qualidade de vida de muitos pacientes que não estão hospedados na Casa que o amor construiu…

Entrega de móveis na casa das famílias beneficiadas

Você pode contribuir com este Programa doando móveis, eletrodomésticos, utensílios de casa, roupas e calçados que estejam em bom estado de conservação.

Itens mais solicitadosFiltro, Guarda-Roupa, Cama, Cômoda, Geladeira, Ventilador, Fogão, Nebulizador e Colchão

 

Muitas vezes as famílias não possuem estrutura física para uma boa acomodação em suas casas, e o jovem ou a criança em tratamento de câncer, que mora em um local que não fornece as necessidades básicas que garantam a imunidade, possui uma maior dificuldade para vencer a doença. Boas condições são indispensáveis para que haja uma plena recuperação no tratamento do câncer infantojuvenil, por isso, o Programa também tem a finalidade de melhorar as condições de moradia das famílias por meio da captação de materiais de construção para pequenas reformas, além disso, visa o contato com as prefeituras locais para buscar parcerias e alternativas em casos mais críticos.

 

Necessidades e custeio do Amor de Casa:

  • R$4.000 em gastos de reforma por família
  • R$600,00 em aluguel social, por mês, a cada família.

PARA DOAÇÕES: (21) 2566-3259 / (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

A finalidade desse projeto é ampliar o valor que a educação tem na vida das crianças e dos adolescentes que estão em tratamento de câncer. Mesmo afastados de suas casas, é importante manter a proximidade com os estudos, o desenvolvimento intelectual e a garantia da continuidade do conhecimento em sua formação pessoal.

1) Acompanhamento Escolar

A Classe de Cooperação Escolar foi criada em fevereiro de 2001, através da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e destina-se às crianças hospedadas na Casa Ronald Rio, que estão afastadas de sua escola de origem, durante o tratamento, sendo atentidadas nos hospitais públicos conveniados à Instituição. A Educação Infantil recebe crianças de 3 a 5 anos e o Ensino Fundamental (1º segmento – do 1º ao 5º ano) que abrange crianças a partir de 6 anos. Todos os hóspedes da Casa frequentam a escola em períodos de curta, média ou longa duração, tendo o acompanhamento especializado de um profissional de educação, capacitado, de acordo com o estágio da doença e as necessidades de cada tratamento.

Professora Glaucia na Classe de Ensino Fundamental I

2) Acompanhamento Escolar

Para reforçar a missão de humanizar o tratamento de câncer infantojuvenil, a Casa Ronald McDonald-RJ oferece aulas de inglês para os adolescentes e seus acompanhantes hospedados na Instituição, a fim de complementar a grade de matérias. Este projeto consiste em realizar aulas que possibilitem o aluno conhecer e se aprimorar na língua inglesa. O objetivo é dar a oportunidade de não só ter o contato com um idioma estrangeiro, como também, aguçar a vontade de adquirir novos conhecimentos, promovendo reforços positivos no processo do aprendizado e do crescimento pessoal.

Professora Eliane e os adolescentes da classe de inglês.

A Classe de acompanhamento escolar dos Adolescentes é direcionada aos jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As aulas são ministradas por professores voluntários, capacitados, nas seguintes disciplinas: Português, Matemática e Língua Inglesa.

3) Sala de Recreação

Este é um espaço destinado às crianças entre 2 e 12 anos de idade e possui um ambiente para o desenvolvimento da criatividade apadrinhado pelo artista plástico Daniel Azulay, apoiador da causa. Neste local, são desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e culturais orientadas pelos voluntários dos plantões da Hospedagem. A Sala de Recreação é um lugar de muita diversão e alegria, onde as crianças que estão em tratamento de câncer encontram um momento de prazer, orientação criativa em trabalhos manuais de pintura e desenho, além de uma maior interação com os cuidadores.

 

Sala de Recreação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro.

4) Biblioteca

A biblioteca é um espaço de aprendizado e descobertas. O acervo conta com obras de literatura infantojuvenil, romances, autoajuda, psicologia, saúde e alimentação, além de diversos DVD’s. Os livros podem ser lidos no local ou retirados no formato de empréstimo, assim como os DVD’s. A biblioteca atende a todo público da Casa Ronald (crianças, adolescentes, acompanhantes, voluntários e funcionários), sendo organizada por voluntários e profissionais bibliotecários.

Hóspede da Casa Ronald na biblioteca da Instituição.

5) Sala dos Adolescentes

Este local é equipado com computadores, videogames e jogos apropriados para os adolescentes e todo a estrutura foi patrocinadapelo Rotary Internacional.  A entrada é permitida apenas para maiores de 12 anos por ser um espaço reservado para os jovens interessados no entretenimento que utilizam a tecnologia. A Sala dos Adolescentes tem o objetivo de promover diversão, aprendizado e momentos de descontração aos hóspedes da Casa Ronald Rio. Neste espaço também são ministradas as aulas de inglês, e nos tempos livres os adolescentes possuem acesso à internet, para que sua criatividade e formas de expressão sejam despertadas, além da conexão entre amigos e familiares distantes.

Sala dos Adolescentes da Casa Ronald McDonald-RJ​​

6) Projetos Educativos

São construídos através de parcerias administradas por profissionais/voluntários/instituições em conjunto com a Casa Ronald Rio, tendo o propósito de enriquecer os conhecimentos dos hóspedes, voluntários e funcionários da Instituição.

Representante do Instituto Criança é Vida inaugurando a parceria com a Casa Ronald McDonald-RJ.

Mais informações ligue (21) 2566-3200 ou envie um e-mail para atencao.integral@casaronald.org.br


Entretenimento – Atividades Socioculturais

A Casa Ronald McDonald-RJ atende muitas crianças e adolescentes que moram em cidades e estados distantes do Rio de Janeiro, por isso, eles precisam abandonar suas escolas e deixar de conviver com seus familiares e amigos. Suas rotinas são alteradas de maneira muito rápida e isso pode causar tristeza e/ou desânimo prejudicando o sucesso de seu tratamento.

Para cumprir com o propósito de proporcionar qualidade de vida aos seus hóspedes, a Instituição não oferece apenas itens básicos como alimentação, hospedagem e transporte para os hospitais, mas também, atividades socioculturais que proporcionam lazer e diversão.

Esta é uma forma de motivar tanto as crianças e adolescentes quanto seus acompanhantes para que, juntos, consigam vencer o câncer.

Confira abaixo algumas fotos das atividades oferecidas pela Casa que o amor construiu…

    

Visita do Grupo Cantareiros, da cantora Lexa e do cão voluntário, Bono.

Festa de Natal realizada pela família do menino”Super Arthur”.

Você tem o desejo de realizar alguma festa na Casa Ronald-RJ ou promover um passeio aos nossos pequenos guerreiros?

Entre em contato com a voluntária Estela Fachin, responsável pela equipe de festas, para organizar sua atividade e agendar dia/horário com a secretaria da Instituição: estela.fachin@casaronald.org.br / (21) 2566-3200

Para promover a visita de artistas/celebridades e eventos internos solicitamos que envie um email para a voluntária responsável pela equipe de festas e passeios: estela.fachin@casaronald.org.br / (21) 98119-8328‬

Consiste em atender as demandas dos beneficiários e sua família, como proteção à vida e à saúde, através de encaminhamentos às nossas parcerias de assistência à saúde. As entrevistas sociais são realizadas com as genitoras ou responsáveis, identificando demandas que venham ser de assistência à saúde e complementares ao tratamento de neoplasia, doenças correlatas e recorrentes. De acordo com as solicitações, inscrevemos a criança e o adolescente e/ou o seu familiar, na clinica médica, dentária e/ou oftalmológica, para proceder à consulta, gratuitamente. A partir do atendimento médico realizado e de posse de receituário médico, encaminhamos para os exames, providenciamos utensílios voltados à assistência à saúde, como: óculos, aparelho de pressão, nebulizador, aparelho infravermelho, muletas, cadeira de roda, equipamentos ortopédicos, tudo gratuitamente.

Neste projeto contamos com a parceria de empresas e clínicaspara fins de encaminharmos dos nossos beneficiários e sua família, para esta complementação do serviço de saúde, sempre no sentido da melhor qualidade de vida, bem-estar e do melhor processo de tratamento da criança e do adolescente, que se encontra em tratamento anti-neoplásico.

Parcerias:

  • Parcerias com a Policlínica Ronaldo Gazola, Policlínica Hélio Pellegrino;
  • ABO (Associação Brasileira de Odontologia);
  • Clínicas de Olhos Moura Brasil;
  • Ana Paula Ótica.

Encaminhamos para a Rede SUS do Estado do Rio de Janeiro, quando não obtemos a inclusão nos serviços, nos locais parceiros de atendimento à saúde, supracitados.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Projeto que oferece Massoterapia, Auriculoterapia e Reiki aos responsáveis-acompanhantes do Programa Hospedagem. Esse Projeto acontece semanalmente e as atividades são realizadas por uma voluntária com formação em terapias holísticas, em parceria com a empresa Equilíbrio da Essência.

Atendimento do Projeto Terapias Holísticas.

Diana Maria, massoterapeuta profissional, trabalha como voluntária há quase oito anos, e emocionada, falou um pouco do seu trabalho na Casa Ronald McDonald-RJ e sobre o suporte que ela oferece aos responsáveis por essas crianças que estão passando por uma situação delicada. A voluntária fala sobre importância desse Projeto e como isso mudou, não só a vida dos hóspedes, mas também, sua própria vida: “Eu aprendo muito mais com essas mães do que elas aprendem comigo. É uma lição de vida. Imagine a vida de uma mãe de família que trabalha fora, é dona de casa e ainda tem que cuidar dos filhos, ela tem que se dedicar à maior parte do tempo. Uma mãe que está nessa situação, cuidando de crianças com câncer, tem que se dedicar 25 horas por dia.” 

Diana realizando o Reiki com um hóspede da Instituição.

Segundo a voluntária Diana: “O Reiki é uma terapia holística que traz bem estar físico e emocional através do equilíbrio dos centros energéticos do corpo: os chacras. Assim como várias outras técnicas, não objetiva substituir o tratamento médico tradicional mas sim atuar como uma terapia complementar. Especialmente no caso das crianças em tratamento do câncer, visa minimizar os efeitos da quimio, fortalecendo o sistema imunológico proporcionando melhora na qualidade de vida dos pacientes.” 

Ela obteve conhecimento sobre a CRM RJ em 2008 quando um amigo apresentou o Projeto, e desde então, se apaixonou
cada vez mais pela Instituição: “Conhecendo a Casa eu vi que a causa era verdadeira e que eles estavam realmente empenhados em ajudar jovens com câncer. A Casa era grande e organizada, eles levam o trabalho a sério.”  A massoterapeuta também comentou o fato: “Ao invés de alimentar uma raiva e jogá-la contra o mundo, ela usou tudo o que passou para ajudar o próximo.”

Em relação ao seu trabalho, ela pensa que é essencial: “A terapia holística é uma forma de fazer com que as mães relaxem através de métodos alternativos e uma forma de levantar sua autoestima.” Enfatiza Diana: “Tudo começou em um quarto pequeno e foi aumentando à medida que percebemos o quanto é necessário”

Aula de Yoga para as crianças da Casa.

Uma boa relação entre o voluntariado e o hóspede, de acordo com Diana, auxilia no tratamento “Além de relaxar as mães, eu sirvo como amiga. Escuto tudo o que elas querem desabafar, eu entendo a dor que elas estão passando.”

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br 

Consiste em oferecer assistência e atender questões jurídicas das famílias dos beneficiários. Oferece orientações, assistência e atende questões jurídicas das famílias das crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de doenças onco-hematológicas. Este programa se apresenta para garantir a promoção dos direitos de cidadania deste grupo.

Objetivos

  • Garantir a proteção integral às crianças e adolescentes beneficiários;
  • Promover aos beneficiários e suas famílias o conhecimento sobre os seus direitos;
  • Garantir o exercício da cidadania;
  • Oferecer, gratuitamente, o apoio e o acompanhamento jurídicos.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Consiste em oferecer assistência à família, no momento em que a criança e o adolescente inicia nos cuidados paliativos em final de vida, além dos momentos do óbito e pós óbito da criança e do adolescente. Este auxílio corresponde com a demanda da família e, especialmente, em oferecer o bem-estar e a dignidade à criança e ao adolescente no seu fim de vida.

Ele está dividido em 3 momentos: fora de possibilidade terapêutica, óbito e pós-óbito. O auxílio e/ou benefício prestado varia de acordo com a demanda da família, sendo assim, pode ser: uma quantia destinada ao transporte da criança e/ou adolescente em caso de emergência (táxi, etc..); doação de insumos que colaborem para a amenização do sofrimento causado pela doença (cama hospitalar, cadeira de rodas, balão de oxigênio, etc..); pagamento do funeral, etc.. Esta demanda e informação nos chegam a partir da realização de entrevistas e/ou atendimentos sociais, realizados pelo profissional do Serviço Social com o familiar/responsável da criança e do adolescente em tratamento de doenças onco-hematológicas.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Trata-se de um princípio norteador  nas práticas de atendimento, que visa acolher e oferecer Proteção à criança e ao adolescente e sua família através de uma ação continuada das áreas, às quais atuarão no fortalecimento e resgate da auto-estima e na defesa intransigente de direitos por meio de encaminhamentos para projetos internos e extra-institucional. Tem a necessidade do trabalho interdisciplinar entre os setores da Instituição: Núcleo de Acolhimento, Programa Bolsa de Alimentos, Programa Hospedagem (Hospedagem, Alimentação e Transporte) , Serviço Social (Atendimento Social, Visita Domiciliar e Projeto Amor de Casa), Projetos terapeuticos “Costurando o Futuro”, “Terapias Holísticas” e “Parceria com o Instituto Criança é Vida” que contempla as intervenções psicológicas em grupo), Nutrição, Educação (Acompanhamento Escolar, Aula de Inglês, Sala de Recreação, Sala dos Adolescentes e Biblioteca), Entretenimento, Projeto Cuidando do Cuidador, Apoio Jurídico e Projeto Estamos Juntos.
Hospitais Conveniados:
Instituto Nacional do Câncer – INCA
Hospital Universitário Pedro Ernesto – HUPE / UERJ
Hospital dos Servidores Públicos do Rio de Janeiro – HSE
Fundação Pró-Instituto de Hematologia – HEMORIO
Hospital Federal da Lagoa
Hospital Estadual da Criança
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira – IPPMG / UFRJ
Objetivo da Atenção Integral: Garantir o atendimento de crianças e adolescentes  portadores de câncer e doenças crônicas correlatas e suas famílias que apresentam carências socioeconômicas e se encontram em tratamento nos hospitais  conveniados, para fins do alcance da cura e melhores qualidades de vida.
Os responsáveis pelas áreas buscam parcerias com empresas e pessoas que, com suas contribuições voluntárias, nos ajudam a oferecer qualidade de vida aos pacientes pediátricos em tratamento oncológico nos hospitais conveniados, cumprindo assim nossa missão: “Dar atenção integral às crianças portadores de câncer e às suas famílias”.
Em 2021, a Casa Ronald McDonald-RJ irá completar 27 anos e já recebeu, desde a sua inauguração, mais de dois mil pequenos hóspedes. Pioneira na América Latina, a Casa é coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, que tem como objetivo estabelecer os padrões internacionais de instalação e operação, que garantam um bom atendimento às crianças e adolescentes em tratamento de câncer, nos principais hospitais públicos da cidade. Além de esperança, a Instituição oferece, gratuitamente, às crianças e jovens que encontram-se em tratamento: hospedagem, alimentação, transporte aos hospitais, atividades recreativas, acompanhamento escolar, cursos profissionalizantes e assistência social. Grande parte das atividades realizadas são feitas por voluntários, pessoas que doam seu tempo e carinho às crianças e suas famílias, para que sejam atendidos naquilo que possuem de mais precioso: a plenitude da vida!
Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br 

Acolhimento Institucional

A Casa Ronald McDonald-RJ oferece, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte para os hospitais e, de forma complementar, atividades psicossociais. O Programa diminui a taxa de abandono do tratamento de câncer infantojuvenil e reduz a possibilidade de infecção hospitalar. O Programa Hospedagem da Casa Ronald McDonald-RJ é voltado para atender os beneficiários e a sua família, visando também a proteção integral das crianças e dos adolescentes.

Realizamos mais de 35.960 hospedagens por ano.

Objetivos:
  •  Garantir a hospedagem à crianças e adolescentes provenientes de outras cidades e estados do país e que se encontrem em tratamento de câncer, nos hospitais conveniados, promovendo um serviço de qualidade à estes hóspedes;
  • Contribuir para o aumento no índice de cura e diminuir a taxa de abandono do tratamento;
  • Melhorar a adesão e a efetividade do tratamento, reduzindo causas de óbito relacionadas a questões sociais;
  • Ampliar o atendimento em rede social desde o início do tratamento e liberar leitos dos hospitais públicos;
  • Contribuir para a redução de infecções por diversas naturezas;
  • Aumentar o número de crianças e adolescentes beneficiados;
Descrição das Atividades:

Oferecemos gratuitamente hospedagem para famílias provenientes de outras cidades e estados que se encontrem em tratamento de câncer infantojuvenil nos hospitais conveniados à Instituição: Inca, Hemorio, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital da Lagoa, Hospital dos Servidores Públicos do Estado, Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira e Hospital da Criança.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Trata-se do atendimento prestado pela profissional do Serviço Social aos familiares das crianças e dos adolescentes em tratamento de doenças onco-hematológicas, tendo por objetivo a garantia do acesso aos direitos sociais estabelecidos em lei.

É realizado atendimentos sociais e, entrevistas sociais com as famílias das crianças e adolescentes; sistematização de atendimentos e atividades realizadas (registro em planilhas e no Sistema Casa Ronald McDonald); Elaboração de relatórios, pareceres sociais; participação de eventos institucionais; participação em reuniões interdisciplinares; contatos interinstitucionais; inserção dos usuários em programas institucionais; encaminhamento de usuários para órgãos e/ou instituições públicas e privadas; participação de eventos relacionados ao Serviço Social.

Cednaira – Assistente Social – em seu ambiente de trabalho.

Atendimento do Serviço Social da Casa Ronald McDonald-RJ.

Atendimento Social: abordagem individual realizada com a família, com o intuito de trabalhar uma demanda apresentada por ela. Um modelo de atendimento feito pelo Serviço Social que compreende a questão social como núcleo de formação do ser humano e como elemento de constituição das relações entre o profissonal, a instituição, o cidadão e a realidade social. Esse atendimento analisa e intervêm na realidade social da pessoa interessada, e de acordo com suas necessidades, define estratégias de intervenção social para a situação problema apresentada.

Visita Domiciliar: Instrumento de trabalho do Serviço Social.  A visita domiciliar propende para a realização do estudo social através da investigação no espaço do individuo em seu âmbito familiar. Utilizando-se da visita domiciliar, que incorporam outros instrumentais técnico-metodológicos como a observação e a entrevista, compete ao assistente Social investigar através da leitura da realidade do usuário e de seus familiares, empregando os instrumentais necessários.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

O Impacto da pandemia de coronavírus no Programa Bolsa de Alimentos

A pandemia mudou radicalmente a forma como realizamos as entregas das bolsas. De coletivo, a entrega passou a ser individual, seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a propagação do vírus. Deixamos de ter a presença dos voluntários que acolhem as famílias com carinho e com um delicioso lanche. O suporte técnico também teve sua atuação restrita ao atendimento online.

 

O Programa ficou ameaçado de ser encerrado no mês de abril por falta de recursos para manter mensalmente a doação das 100 bolsas, mas estamos trabalhando ativamente na busca de recursos para que ele continue apoiando as crianças e os adolescentes com câncer e sua família.

*algumas fotos desta página foram tiradas antes da pandemia.

POR QUE O PROGRAMA BOLSA DE ALIMENTOS É IMPORTANTE?

O Programa apoia e assiste 100 crianças e adolescentes, de 0 a 17 anos e 11 meses, em vulnerabilidade e risco social, que foram diagnosticadas com câncer. Ele visa diminuir os impactos orgânicos e sociais decorrentes do tratamento através da doação mensal de uma bolsa de alimentos ao longo do período de tratamento ativo da doença, uma fase longa e dolorosa para a maioria das crianças e adolescentes.

Atuando de forma integral, o apoio do Programa vai além da doação da bolsa de alimentos, pois ele também oferece suportes social e emocional através de uma equipe técnica de assistente social e psicólogo, com orientação sobre direitos e benefícios sociais e na oferta de atendimentos psicológicos. Os dias da entrega das bolsas de alimentos são momentos de alegria e, principalmente, de levar a esperança através do acolhimento de voluntários dedicados, dos lanches gostosos, de brindes e atrações em datas especiais.

 

A composição da bolsa de alimentos foi indicada por nutricionistas especialistas em oncologia pediátrica visando garantir uma alimentação adequada e que ajuda a minimizar os impactos orgânicos que ocorrem no tratamento ativo. O recebimento mensal da bolsa de alimentos também contribui na redução do impacto social que um tratamento de câncer traz à família, ao diminuir os gastos que essa família terá com a alimentação.

E para estender o seu apoio, a Casa Ronald tem um grupo de voluntárias na cidade de Campos dos Goytacazes para realizar as entregas das bolsas de alimentos às crianças e adolescentes da região. Trabalho realizado com um notável empenho, acolhimento e alegria por todas as voluntárias. Contamos também com a parceria do Grupo de Apoio Contra o Câncer Infantil (GACCI), de Barra Mansa, que passam a apoiar crianças e adolescentes com câncer da região que indicamos.

O Programa Bolsa de Alimentos, em seu conjunto de ações e com sua visão integral do ser, é um importante ator na rede de cuidados que contribui significativamente na adesão da família ao tratamento da criança e do adolescente com câncer.

CUSTO DE 01 BOLSA DE ALIMENTOS

R$ 140,00

Constituição da Bolsa de Alimentos

 

  • 4 kg de arroz
  • 4 kg de feijão
  • 1 kg de açúcar
  • 1 lata de óleo
  • 4 latas de leite em pó integral
  • 1 lata de achocolatado
  • 1 lata de farinha láctea ou similar
  • 1 caixa de amido de milho ou similar
  • 1 kg de farinha de mandioca
  • 1 kg de fubá
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 1 kg de macarrão
  • 2 pacotes de biscoito (doce e salgado)
  • 2 latas de sardinha
  • 1 kg de soja texturizada
  • 1 kg de sal
  • 1 caixa de gelatina
  • 1 pacote de goiabada

“A criança portadora de uma doença neoplásica tem suas necessidades nutricionais modificadas. Precisa de oferta maior de proteínas e vitaminas. Como está em fase de crescimento e o seu sistema imunológico não está completamente maduro, essa criança encontra-se, mais do que o adulto, sujeita aos efeitos colaterais e as patologias associadas… a criança bem nutrida tolera e responde melhor ao tratamento quimioterápico.”  –  Dr. Nivaldo B. de Pinho, Chefe da Nutrição do Hospital do Câncer

 

COMO CONTRIBUIR PARA QUE O PROGRAMA BOLSA CONTINUE APOIANDO AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER?

Depósitos ou transferências para

Banco Santander

Agência: 4350
Conta: 13000501-0

CNPJ: 68.782.036/0001-08

RAZÃO SOCIAL: ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA DO RJ

 

O que é o Programa Bolsa de Alimentos

O Programa Bolsa de Alimentos faz parte de uma das linhas de atuação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro. Seguimos os preceitos e as orientações da Lei Orgânica da Assistência Social e oferecemos de forma gratuita e mensalmente uma bolsa de alimentos às famílias de crianças e adolescentes com câncer como forma de contribuir na diminuição dos danos causados pela vulnerabilidade orgânica e social, acarretada pelo tratamento oncológico.

Essa contribuição é algo tão importante, que o nosso Programa foi premiado no Congresso Internacional Ronald McDonald House Charities (RMHC), realizado 2007 em Chicago, USA.

 

Objetivo do Programa

Doar mensalmente uma cesta de alimentos como apoio nutricional para as crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de câncer e suas famílias, contribuindo dessa forma com a diminuição dos impactos orgânicos provenientes do tratamento e do risco de abandono ao tratamento oncológico por parte das famílias.

 

População assistida e apoiada

Crianças e adolescentes com câncer, entre 0 e 17 anos e 11 meses, em situação de vulnerabilidade e risco social, que estão em tratamento oncológico ativo em um dos hospitais conveniados com a Casa Ronald McDonald, listados a seguir:

·     Instituto Nacional de Câncer (INCA)

·     Hemorio

·     Hospital Universitário Pedro Ernesto

·     Hospital da Lagoa

·     Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão)

·     Hospital da Criança

·     Hospital dos Servidores do Estado

 

O dia da entrega das Bolsas!

Ao chegar à família é acolhida pela equipe de voluntários com um delicioso lanche. São momentos de convivência e interação, em um ambiente agradável e alegre, para que as famílias se sintam bem. Neste dia, a Assistente Social e Psicóloga da Casa Ronald realizam plantão de atendimento. A equipe do Serviço Social conta também com o apoio de estagiárias no atendimento às famílias e na organização do Programa.

A retirada da bolsa é feita mediante a apresentação do CPF do responsável (ou de alguém por ele autorizado) e da apresentação do cartão de participante do Programa.

<

 

O Programa Amor de Casa tem o objetivo de proporcionar conforto e bem-estar à moradia das crianças e adolescentes que estão em tratamento de câncer e com risco de baixa imunidade através da doação de material de construção para pequenas reformas ou da doação de itens de necessidade para seu lar. Quando a demanda é detectada pela equipe de Atenção Integral da Casa Ronald McDonald-RJ,os produtos, quando disponíveis, são retirados do estoque de doações e enviados para as residências.

São mais de 140 entregas de doações por ano.

Através da doação dos itens necessários ao lar da família como móveis, eletrodomésticos, utensílios domésticos, roupas e calçados, é possível direcionar as necessidades para todos que recebem benefícios da Instituição e que foram encaminhados pelo serviço social da Instituição, mesmo que não estejam mais hospedados na Casa Ronald McDonald-RJ.

Todos os produtos fornecidos pelo Programa Amor de Casa são frutos de doações de pessoas físicas e jurídicas que entram em contato com a Casa para apoiar e auxiliar na humanização do tratamento. Quando não há nenhuma família necessitada, os itens são reaproveitados, sendo colocados à venda no Bazar, para gerar renda ao Programa Bolsa de Alimentos e ao custeio do Programa Hospedagem.

O Programa Amor de Casa contribui com a melhora da qualidade de vida de muitos pacientes que não estão hospedados na Casa que o amor construiu…

Entrega de móveis na casa das famílias beneficiadas

Você pode contribuir com este Programa doando móveis, eletrodomésticos, utensílios de casa, roupas e calçados que estejam em bom estado de conservação.

Itens mais solicitadosFiltro, Guarda-Roupa, Cama, Cômoda, Geladeira, Ventilador, Fogão, Nebulizador e Colchão

 

Muitas vezes as famílias não possuem estrutura física para uma boa acomodação em suas casas, e o jovem ou a criança em tratamento de câncer, que mora em um local que não fornece as necessidades básicas que garantam a imunidade, possui uma maior dificuldade para vencer a doença. Boas condições são indispensáveis para que haja uma plena recuperação no tratamento do câncer infantojuvenil, por isso, o Programa também tem a finalidade de melhorar as condições de moradia das famílias por meio da captação de materiais de construção para pequenas reformas, além disso, visa o contato com as prefeituras locais para buscar parcerias e alternativas em casos mais críticos.

 

Necessidades e custeio do Amor de Casa:

  • R$4.000 em gastos de reforma por família
  • R$600,00 em aluguel social, por mês, a cada família.

PARA DOAÇÕES: (21) 2566-3259 / (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

A finalidade desse projeto é ampliar o valor que a educação tem na vida das crianças e dos adolescentes que estão em tratamento de câncer. Mesmo afastados de suas casas, é importante manter a proximidade com os estudos, o desenvolvimento intelectual e a garantia da continuidade do conhecimento em sua formação pessoal.

1) Acompanhamento Escolar

A Classe de Cooperação Escolar foi criada em fevereiro de 2001, através da parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, e destina-se às crianças hospedadas na Casa Ronald Rio, que estão afastadas de sua escola de origem, durante o tratamento, sendo atentidadas nos hospitais públicos conveniados à Instituição. A Educação Infantil recebe crianças de 3 a 5 anos e o Ensino Fundamental (1º segmento – do 1º ao 5º ano) que abrange crianças a partir de 6 anos. Todos os hóspedes da Casa frequentam a escola em períodos de curta, média ou longa duração, tendo o acompanhamento especializado de um profissional de educação, capacitado, de acordo com o estágio da doença e as necessidades de cada tratamento.

Professora Glaucia na Classe de Ensino Fundamental I

2) Acompanhamento Escolar

Para reforçar a missão de humanizar o tratamento de câncer infantojuvenil, a Casa Ronald McDonald-RJ oferece aulas de inglês para os adolescentes e seus acompanhantes hospedados na Instituição, a fim de complementar a grade de matérias. Este projeto consiste em realizar aulas que possibilitem o aluno conhecer e se aprimorar na língua inglesa. O objetivo é dar a oportunidade de não só ter o contato com um idioma estrangeiro, como também, aguçar a vontade de adquirir novos conhecimentos, promovendo reforços positivos no processo do aprendizado e do crescimento pessoal.

Professora Eliane e os adolescentes da classe de inglês.

A Classe de acompanhamento escolar dos Adolescentes é direcionada aos jovens do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. As aulas são ministradas por professores voluntários, capacitados, nas seguintes disciplinas: Português, Matemática e Língua Inglesa.

3) Sala de Recreação

Este é um espaço destinado às crianças entre 2 e 12 anos de idade e possui um ambiente para o desenvolvimento da criatividade apadrinhado pelo artista plástico Daniel Azulay, apoiador da causa. Neste local, são desenvolvidas atividades lúdicas, recreativas e culturais orientadas pelos voluntários dos plantões da Hospedagem. A Sala de Recreação é um lugar de muita diversão e alegria, onde as crianças que estão em tratamento de câncer encontram um momento de prazer, orientação criativa em trabalhos manuais de pintura e desenho, além de uma maior interação com os cuidadores.

 

Sala de Recreação da Casa Ronald McDonald Rio de Janeiro.

4) Biblioteca

A biblioteca é um espaço de aprendizado e descobertas. O acervo conta com obras de literatura infantojuvenil, romances, autoajuda, psicologia, saúde e alimentação, além de diversos DVD’s. Os livros podem ser lidos no local ou retirados no formato de empréstimo, assim como os DVD’s. A biblioteca atende a todo público da Casa Ronald (crianças, adolescentes, acompanhantes, voluntários e funcionários), sendo organizada por voluntários e profissionais bibliotecários.

Hóspede da Casa Ronald na biblioteca da Instituição.

5) Sala dos Adolescentes

Este local é equipado com computadores, videogames e jogos apropriados para os adolescentes e todo a estrutura foi patrocinadapelo Rotary Internacional.  A entrada é permitida apenas para maiores de 12 anos por ser um espaço reservado para os jovens interessados no entretenimento que utilizam a tecnologia. A Sala dos Adolescentes tem o objetivo de promover diversão, aprendizado e momentos de descontração aos hóspedes da Casa Ronald Rio. Neste espaço também são ministradas as aulas de inglês, e nos tempos livres os adolescentes possuem acesso à internet, para que sua criatividade e formas de expressão sejam despertadas, além da conexão entre amigos e familiares distantes.

Sala dos Adolescentes da Casa Ronald McDonald-RJ​​

6) Projetos Educativos

São construídos através de parcerias administradas por profissionais/voluntários/instituições em conjunto com a Casa Ronald Rio, tendo o propósito de enriquecer os conhecimentos dos hóspedes, voluntários e funcionários da Instituição.

Representante do Instituto Criança é Vida inaugurando a parceria com a Casa Ronald McDonald-RJ.

Mais informações ligue (21) 2566-3200 ou envie um e-mail para atencao.integral@casaronald.org.br


Entretenimento – Atividades Socioculturais

A Casa Ronald McDonald-RJ atende muitas crianças e adolescentes que moram em cidades e estados distantes do Rio de Janeiro, por isso, eles precisam abandonar suas escolas e deixar de conviver com seus familiares e amigos. Suas rotinas são alteradas de maneira muito rápida e isso pode causar tristeza e/ou desânimo prejudicando o sucesso de seu tratamento.

Para cumprir com o propósito de proporcionar qualidade de vida aos seus hóspedes, a Instituição não oferece apenas itens básicos como alimentação, hospedagem e transporte para os hospitais, mas também, atividades socioculturais que proporcionam lazer e diversão.

Esta é uma forma de motivar tanto as crianças e adolescentes quanto seus acompanhantes para que, juntos, consigam vencer o câncer.

Confira abaixo algumas fotos das atividades oferecidas pela Casa que o amor construiu…

    

Visita do Grupo Cantareiros, da cantora Lexa e do cão voluntário, Bono.

Festa de Natal realizada pela família do menino”Super Arthur”.

Você tem o desejo de realizar alguma festa na Casa Ronald-RJ ou promover um passeio aos nossos pequenos guerreiros?

Entre em contato com a voluntária Estela Fachin, responsável pela equipe de festas, para organizar sua atividade e agendar dia/horário com a secretaria da Instituição: estela.fachin@casaronald.org.br / (21) 2566-3200

Para promover a visita de artistas/celebridades e eventos internos solicitamos que envie um email para a voluntária responsável pela equipe de festas e passeios: estela.fachin@casaronald.org.br / (21) 98119-8328‬

Consiste em atender as demandas dos beneficiários e sua família, como proteção à vida e à saúde, através de encaminhamentos às nossas parcerias de assistência à saúde. As entrevistas sociais são realizadas com as genitoras ou responsáveis, identificando demandas que venham ser de assistência à saúde e complementares ao tratamento de neoplasia, doenças correlatas e recorrentes. De acordo com as solicitações, inscrevemos a criança e o adolescente e/ou o seu familiar, na clinica médica, dentária e/ou oftalmológica, para proceder à consulta, gratuitamente. A partir do atendimento médico realizado e de posse de receituário médico, encaminhamos para os exames, providenciamos utensílios voltados à assistência à saúde, como: óculos, aparelho de pressão, nebulizador, aparelho infravermelho, muletas, cadeira de roda, equipamentos ortopédicos, tudo gratuitamente.

Neste projeto contamos com a parceria de empresas e clínicaspara fins de encaminharmos dos nossos beneficiários e sua família, para esta complementação do serviço de saúde, sempre no sentido da melhor qualidade de vida, bem-estar e do melhor processo de tratamento da criança e do adolescente, que se encontra em tratamento anti-neoplásico.

Parcerias:

  • Parcerias com a Policlínica Ronaldo Gazola, Policlínica Hélio Pellegrino;
  • ABO (Associação Brasileira de Odontologia);
  • Clínicas de Olhos Moura Brasil;
  • Ana Paula Ótica.

Encaminhamos para a Rede SUS do Estado do Rio de Janeiro, quando não obtemos a inclusão nos serviços, nos locais parceiros de atendimento à saúde, supracitados.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Projeto que oferece Massoterapia, Auriculoterapia e Reiki aos responsáveis-acompanhantes do Programa Hospedagem. Esse Projeto acontece semanalmente e as atividades são realizadas por uma voluntária com formação em terapias holísticas, em parceria com a empresa Equilíbrio da Essência.

Atendimento do Projeto Terapias Holísticas.

Diana Maria, massoterapeuta profissional, trabalha como voluntária há quase oito anos, e emocionada, falou um pouco do seu trabalho na Casa Ronald McDonald-RJ e sobre o suporte que ela oferece aos responsáveis por essas crianças que estão passando por uma situação delicada. A voluntária fala sobre importância desse Projeto e como isso mudou, não só a vida dos hóspedes, mas também, sua própria vida: “Eu aprendo muito mais com essas mães do que elas aprendem comigo. É uma lição de vida. Imagine a vida de uma mãe de família que trabalha fora, é dona de casa e ainda tem que cuidar dos filhos, ela tem que se dedicar à maior parte do tempo. Uma mãe que está nessa situação, cuidando de crianças com câncer, tem que se dedicar 25 horas por dia.” 

Diana realizando o Reiki com um hóspede da Instituição.

Segundo a voluntária Diana: “O Reiki é uma terapia holística que traz bem estar físico e emocional através do equilíbrio dos centros energéticos do corpo: os chacras. Assim como várias outras técnicas, não objetiva substituir o tratamento médico tradicional mas sim atuar como uma terapia complementar. Especialmente no caso das crianças em tratamento do câncer, visa minimizar os efeitos da quimio, fortalecendo o sistema imunológico proporcionando melhora na qualidade de vida dos pacientes.” 

Ela obteve conhecimento sobre a CRM RJ em 2008 quando um amigo apresentou o Projeto, e desde então, se apaixonou
cada vez mais pela Instituição: “Conhecendo a Casa eu vi que a causa era verdadeira e que eles estavam realmente empenhados em ajudar jovens com câncer. A Casa era grande e organizada, eles levam o trabalho a sério.”  A massoterapeuta também comentou o fato: “Ao invés de alimentar uma raiva e jogá-la contra o mundo, ela usou tudo o que passou para ajudar o próximo.”

Em relação ao seu trabalho, ela pensa que é essencial: “A terapia holística é uma forma de fazer com que as mães relaxem através de métodos alternativos e uma forma de levantar sua autoestima.” Enfatiza Diana: “Tudo começou em um quarto pequeno e foi aumentando à medida que percebemos o quanto é necessário”

Aula de Yoga para as crianças da Casa.

Uma boa relação entre o voluntariado e o hóspede, de acordo com Diana, auxilia no tratamento “Além de relaxar as mães, eu sirvo como amiga. Escuto tudo o que elas querem desabafar, eu entendo a dor que elas estão passando.”

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br 

Consiste em oferecer assistência e atender questões jurídicas das famílias dos beneficiários. Oferece orientações, assistência e atende questões jurídicas das famílias das crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de doenças onco-hematológicas. Este programa se apresenta para garantir a promoção dos direitos de cidadania deste grupo.

Objetivos

  • Garantir a proteção integral às crianças e adolescentes beneficiários;
  • Promover aos beneficiários e suas famílias o conhecimento sobre os seus direitos;
  • Garantir o exercício da cidadania;
  • Oferecer, gratuitamente, o apoio e o acompanhamento jurídicos.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

Consiste em oferecer assistência à família, no momento em que a criança e o adolescente inicia nos cuidados paliativos em final de vida, além dos momentos do óbito e pós óbito da criança e do adolescente. Este auxílio corresponde com a demanda da família e, especialmente, em oferecer o bem-estar e a dignidade à criança e ao adolescente no seu fim de vida.

Ele está dividido em 3 momentos: fora de possibilidade terapêutica, óbito e pós-óbito. O auxílio e/ou benefício prestado varia de acordo com a demanda da família, sendo assim, pode ser: uma quantia destinada ao transporte da criança e/ou adolescente em caso de emergência (táxi, etc..); doação de insumos que colaborem para a amenização do sofrimento causado pela doença (cama hospitalar, cadeira de rodas, balão de oxigênio, etc..); pagamento do funeral, etc.. Esta demanda e informação nos chegam a partir da realização de entrevistas e/ou atendimentos sociais, realizados pelo profissional do Serviço Social com o familiar/responsável da criança e do adolescente em tratamento de doenças onco-hematológicas.

Mais informações: (21) 2566-3200 ou atencao.integral@casaronald.org.br

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe seu contato e recebe em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias. Fique por dentro de nossas

notícias e o que andam aprontando nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.