Casa Ronald McDonald, no Maracanã, retoma visitação do público após três anos

Instituição é voltada para o atendimento de crianças e adolescentes durante período de tratamento contra o câncer

Fonte: Portal Grande Tijuca

 

O ano de 2023 começa com inúmeros desafios a serem vencidos pelos gestores da Casa Ronald McDonald-RJ, instituição inaugurada em 1994 e reconhecida como uma das 100 melhores ONGs do Brasil em 2018, 2019, 2020 e 2021 pelo trabalho que desenvolve em benefício de famílias de crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade social, durante o período de tratamento contra o câncer.

Um desses desafios é a retomada da visitação que sempre aconteceu na Casa Ronald McDonald-RJ para que as pessoas pudessem conhecer de perto a instituição e os seus programas complementares. As visitas, feitas em forma de tour pelas instalações da Casa, haviam sido suspensas no início de 2020 em função da pandemia de Covid-19.

Agora, após a liberação das restrições impostas pela RMHC Global de Chicago, em decorrência da pandemia, a Casa Ronald McDonald-RJ reabre o programa de visitação, que é oferecida às segundas, às 14h, terças, às 14h e 16h, quintas, às 16h, e sábados às 10h e 14h. Cada tour é feito por um grupo de, no máximo, cinco visitantes e todos precisam estar previamente agendados.

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, a Casa só consegue viabilizar seus programas graças ao trabalho de voluntários, de doações recebidas e por meio de parcerias com empresas.

Presidente da Casa Ronald McDonald-RJ, Sonia Neves reafirma a importância da colaboração voluntária.

“O voluntário é fundamental para a instituição porque ele é o responsável pelo acolhimento dos hóspedes, que é sua principal função. Além disso, ele também participa de atividades operacionais e recebe doadores e visitantes, ajudando, dessa forma, a minimizar os custos da Instituição”, disse Sônia.

O aporte financeiro dado pela Rede McDonald’s é feito somente durante o evento McDia Feliz, quando toda a renda arrecadada com a venda do Big Mac, no dia da campanha, é doada à instituição. O valor, no entanto, só corresponde a 45% das despesas da Casa Ronald McDonald-RJ, o restante é obtido por meio de doações de pessoas físicas e jurídicas.

Localizada em uma rua tranquila no bairro do Maracanã, na Zona Norte da cidade, a Casa Ronald McDonald-RJ tem capacidade máxima para hospedar 39 crianças ou adolescentes com direito a um acompanhante. Todos os pacientes são encaminhados à Casa pelos seguintes hospitais conveniados: Instituto Nacional do Câncer (INCA), Hemorio, Hospital Universitário Pedro Ernesto, Hospital da Lagoa, Hospital Pediátrico Martagão Gesteira (Fundão), Hospital da Criança e Hospital dos Servidores do Estado.

O objetivo do trabalho desenvolvido pela instituição é oferecer uma “casa longe de casa” durante a difícil fase de suas vidas em que precisarão estar afastados de seus lares enquanto buscam a cura da doença.

Durante o tempo em que as famílias ficam hospedadas, a Casa Ronald McDonald-RJ oferece gratuitamente Atenção Integral que desenvolve ações de acolhimento humanizado e de subsistência: hospedagem, alimentação e transporte para conduzir as famílias aos hospitais, suporte psicossocial, atividades recreativas, cursos profissionalizantes, acompanhamento escolar, Bolsa de Alimentos e Amor de Casa.

“A visita é importante porque podemos mostrar a seriedade do trabalho desenvolvido pela instituição. E, é quando a pessoa conhece a Casa, que ela se sensibiliza e se prontifica a ser um colaborador ou voluntário da causa”, reforça a Presidente da Casa Ronald McDonald-RJ.

SERVIÇO:

Visitas à Casa Ronald McDonald

Local: Rua Pedro Guedes, 44, Maracanã, RJ.

Dias e horários:

Segunda :14h

Terça: 14h e 16h

Quinta: 16h

Sábado: 10h e 14h

Agendamento em horário comercial: (21) 2566-3200 / casaronald@casaronald.org.br

 

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.

Fale com a Casa Ronald