7 passos para fazer seu filho comer melhor durante uma dieta restrita

Durante o tratamento de câncer, é fundamental manter uma alimentação saudável e adequada para garantir a nutrição e o bem-estar da criança. No entanto, é comum que as restrições alimentares necessárias nesse período causem dificuldades, especialmente quando se trata de convencer os pequenos a aceitarem os alimentos liberados na dieta.

Para ajudar os pais nessa jornada, reunimos algumas dicas e estratégias que podem tornar as refeições mais atrativas e saborosas.

Confira os 7 passos para fazer seu filho comer melhor durante uma dieta restrita:

1️⃣ Envolva as crianças na preparação das refeições: Permitir que as crianças participem do preparo dos alimentos pode despertar o interesse delas pela comida. Deixe-as escolher ingredientes, misturar e até mesmo ajudar no cozimento.

2️⃣ Faça pratos coloridos e atrativos: Utilize frutas e vegetais, como morangos, espinafre e brócolis, ricos em antioxidantes e nutrientes essenciais para a saúde. Use a criatividade para criar pratos visualmente atrativos.

3️⃣ Varie as preparações: Apresente os alimentos de diferentes formas, como saladas, sopas, purês, sucos e smoothies. Isso pode ajudar a tornar as refeições mais interessantes.

​​4️⃣ Ofereça opções saudáveis de lanches: Tenha sempre à mão opções práticas, como frutas, sanduíches, nuts, iogurtes naturais e queijos magros.

5️⃣​ Estabeleça uma rotina alimentar: Manter horários regulares para as refeições pode ajudar a criança a ter mais apetite e a aceitar melhor os alimentos.

6️⃣ Evite pressões e punições: Não force a criança a comer e evite usar alimentos como recompensa ou castigo. Isso pode criar associações negativas com a comida.

7️⃣ Consulte um nutricionista: Um profissional especializado pode ajudar a planejar uma dieta adequada e balanceada, considerando os gostos alimentares da criança e, claro, as suas necessidades específicas durante o tratamento.

Por que conversar com um nutricionista é tão importante? 🤔​

Assim como os adultos, toda criança quer comer o que gosta. Por isso, é essencial que os pais informem ao nutricionista como é a rotina da criança, suas preferências alimentares, se pratica alguma atividade física ou curso, enfim, toda informação é bem-vinda para que o plano alimentar que for desenvolvido, seja interessante e fácil de seguir.

Com um pouco de criatividade e paciência, é possível oferecer refeições nutritivas e atrativas, mesmo dentro das restrições da dieta. A participação ativa dos pais é essencial para garantir que a criança receba os nutrientes necessários para sua recuperação.

Faça parte desta causa!

Através do Programa Bolsa de Alimentos, os hóspedes da Casa Ronald RJ recebem mensalmente uma cesta básica para que toda a família tenha o complemento alimentar necessário.

Para ajudar mais crianças a terem acesso a uma alimentação adequada durante o tratamento de câncer, clique no link abaixo para fazer sua doação:

Outra alternativa interessante é a entrega de alimentos não perecíveis diretamente em nosso endereço. Entre em contato com a nossa equipe para receber a lista de alimentos:

WhatsApp: (21) 98057-3400
E-mail: captacao@casaronald.org.br
Endereço: Rua Pedro Guedes, 44 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20271-040

Com o seu apoio, transformaremos cada refeição em sorrisos. 🥪​😊

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.

Fale com a Casa Ronald