Saiba como ajudar uma criança com autismo

Você sabia que durante o mês de abril comemora-se o Abril Azul: Mês da Conscientização do Autismo?

O objetivo desta campanha é informar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e aceitação das pessoas com autismo na sociedade.

Mas, antes de tudo, você sabe o que é o autismo?

O autismo é um distúrbio que afeta o desenvolvimento da comunicação e das habilidades sociais. Sua principal característica é a dificuldade de interagir e se comunicar com outras pessoas, por ter padrões de comportamento repetitivos e restritos, além das dificuldades sensoriais. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e podem ser detectados já nos primeiros anos de vida.

Não existe cura para a doença, porém com o diagnóstico precoce e através de técnicas terapêuticas é possível desenvolver habilidades e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Como ajudar uma criança ou adolescente com autismo?

Aqui na Casa Ronald McDonald do Rio de Janeiro, estamos sempre empenhados em ajudar crianças e adolescentes em tratamento de câncer e suas famílias e, em especial, não poderíamos deixar de oferecer suporte às crianças autistas que frequentam a nossa Casa. Afinal, sabemos que cada criança é única e possui necessidades diferentes. Por isso, gostaríamos de compartilhar algumas sugestões que podem ajudar no cuidado.

Uma das primeiras sugestões é buscar alternativas de comunicação, como sinais, gestos e imagens, para ajudar a melhorar a comunicação e a compreensão. Além disso, é importante lembrar que a comunicação pode ser difícil para alguns autistas, por isso, é fundamental ter paciência e oferecer suporte adicional.

Manter uma rotina também pode ser uma excelente estratégia para minimizar situações estressantes ou imprevisíveis. Isso pode incluir estabelecer horários e rotinas diárias que promovam uma sensação de segurança e previsibilidade. Para criar um ambiente tranquilo e sem distrações, é possível reduzir estímulos visuais ou auditivos e usar luzes suaves e sons relaxantes.

Terapias comportamentais e ocupacionais também podem ser muito úteis para ajudar a desenvolver habilidades sociais, de comunicação e motoras. E, claro, oferecer apoio emocional é fundamental para aliviar o estresse e lidar com emoções fortes.

Ao escolher uma escola, procure por aquelas que oferecem apoio e recursos adicionais para alunos autistas, como programas específicos ou professores treinados. Também é importante garantir a acessibilidade para permitir a inclusão e a participação da criança ou adolescente autista em eventos sociais.

Aumentar a conscientização sobre o autismo é uma missão que abraçamos com muito carinho. Por isso, compartilhe essas informações com amigos, familiares, educadores e outras pessoas da comunidade.

E, se você quiser ajudar a nossa Casa através da sua doação, clique no link abaixo e saiba mais!

 

 

Juntos podemos tornar o mundo mais inclusivo e acolhedor para todos!

 

 

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.

Fale com a Casa Ronald