Faça parte da campanha Fevereiro Laranja

Você sabe o que significa Fevereiro Laranja? :círculo_laranja_grande:
Este é o mês da conscientização da Leucemia.A Leucemia é o câncer mais comum em crianças e adolescentes, representando cerca de 1 em cada 3 tipos de câncer, podendo ser agudas ou crônicas.Geralmente, as leucemias infantis são agudas e se dividem em dois tipos: leucemia linfoide aguda (LLA) e leucemia mieloide aguda (LMA). Mas, para o conhecimento de todos, iremos falar sobre os 4 tipos mais comuns de Leucemia.A leucemia é uma doença maligna que age nos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Sua principal característica é o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normaisExistem 12 tipos de Leucemias, os 4 mais comuns são:- Leucemia mieloide aguda (LMA)
– Leucemia mieloide crônica (LMC)
– Leucemia linfocítica aguda (LLA)
– Leucemia linfocítica crônica (CLL)Leucemia mieloide aguda (LMA): afeta as células mieloides e avança rapidamente. Ocorre tanto em adultos como em crianças, mas a incidência aumenta com o aumento da idade.Leucemia mieloide crônica (LMC): afeta células mieloides e se desenvolve vagarosamente, a princípio. Acomete principalmente adultos.Leucemia linfoide aguda (LLA): afeta células linfoides e agrava-se de maneira rápida. É o tipo mais comum em crianças pequenas, mas também ocorre em adultos.Leucemia linfoide crônica (CLL): afeta células linfoides e se desenvolve de forma lenta. A maioria das pessoas diagnosticadas estão acima dos 55 anos. Raramente afeta crianças.Fique atento aos sinais:
  1. Palidez, cansaço e febre;
  2. Aumento de gânglios;
  3. Infecções persistentes ou recorrentes;
  4. Hematomas, petéquias e sangramentos inexplicados;
  5. Aumento do baço e do fígado.
Diagnóstico:Em caso de suspeita, o paciente deverá realizar alguns exames de sangue, o principal para a confirmação da suspeita da leucemia é o Hemograma completo, além de outras análises laboratoriais. Porém, o diagnóstico é feito com o exame de medula óssea.Obs.: Em alguns casos pode ser necessário a realização da biópsia da medula óssea.Tratamento:O tratamento varia conforme o tipo de leucemia e dependerá dos aspectos clínicos do paciente (como idade, presença de outras doenças, capacidade de tolerar quimioterapia) e da doença.Ajude mais pessoas a ter conhecimento sobre a doença.
Compartilhe este conteúdo com a sua rede de amigos.

ASSINE NOSSO INFORMATIVO

Deixe o seu contato e receba em seu e-mail histórias inspiradoras de nossas famílias.
Fique por dentro de nossas notícias e novidades de nossos colaboradores, voluntários e mantenedores.

Fale com a Casa Ronald